Páginas

Pesquisar

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Primeiro Grupamento Ambiental da Costa Verde pertence a Mangaratiba

     Foi realizado, no Centro Cultural Cary Cavalcante, em Mangaratiba, a formatura e a entrega dos certificados dos 14 guardas municipais de Mangaratiba que comporão o primeiro Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Costa Verde. O curso de Guarda Ambiental foi ministrado no Parque do Curió, em Paracambi, e foi fruto de um convênio da secretaria de Segurança de Mangaratiba com a prefeitura de Paracambi.




     Estiveram presentes ao evento o secretário de Segurança de Mangaratiba, Otávio Seiler, o Chefe de Gabinete Edison Nogueira, o superintendente de Meio Ambiente Alexandre Ferreira, o fundador do movimento Segurança nas Cidades Jorge Heleno, o vereador e membro da comissão de Meio Ambiente Sidney Marcelo Filho, o presidente da Câmara dos vereadores Edson Ramos, o deputado estadual Thiago Pampolha, além de representantes do Conselho Comunitário de Segurança, Parque Estadual Cunhambebe, Marinha e do comando da Guarda Ambiental de Paracambi.
     Para Otávio Seiler o trabalho do GPA será de grande utilidade para o município. “A Guarda Municipal tem mostrado muito empenho quando se trata de qualificação. Me orgulho da equipe que temos na secretaria de Segurança, que tem demonstrado sempre grande interesse em crescer para oferecer para a população um serviço sempre de melhor qualidade. Agora, esses agentes vão agir em conjunto com a secretaria de Meio Ambiente do município atuando para proteger a fauna a flora e as riquezas ambientais da nossa região”, afirmou.
     Para o chefe de Gabinete Edison Nogueira, o curso veio em boa hora. “Essa capacitação é de extrema importância para os agentes, pois grande parte do território do parque Cunhambebe fica em Mangaratiba”, disse. Já o superintendente de Meio Ambiente Alexandre Ferreira comemorou o feito. “Esse grupamento é um passo muito grande de Mangaratiba, pois vai nos permitir criar ações preventivas, de conscientização e em alguns casos punitivas para a preservação do nosso território. Esses guardas vêm para somar a tudo que vem sendo e será feito na cidade”, afirmou.
     Durante a cerimônia, os agentes do GPA fizeram o juramento do Guarda Ambiental. Um vídeo mostrando toda a trajetória dos formandos foi exibido, momento que emocionou os mais de 100 convidados presentes, entre familiares, amigos e pessoas que compareceram para prestigiar o feito. Uma peça contra as drogas, do Grupamento de Ronda Escolar, também foi apresentada.
     Jorge Heleno, fundador do movimento Segurança nas Cidades disse que foi uma honra ministrar o curso. “Tenho o prazer de dizer que foi o melhor curso para guardas municipais que ministramos no Rio de Janeiro. Procuramos oferecer no curso, o que realmente eles usarão em suas atividades diárias”. Silva Neto, comandante da Guarda Ambiental de Paracambi e coordenador do curso, fez coro às palavras de Jorge Heleno. “Dos 84 cursos que fiz parte nesses anos de profissão, tenho a convicção de que essa foi a melhor turma que tivemos”, conclui.
     Os guardas tiveram durante doze dias aulas de legislação ambiental, busca, resgate e salvamento em área de floresta, salvamento em meio aquático, prevenção, combate e extinção de incêndio florestal, defesa e retenção de armamento, técnicas verticais, operação tática com faca, pré-hospitalar básico, técnicas de sobrevivência e deslocamento com mapa e bússola. Os agentes ainda participaram de um curso de sobrevivência na Serra do Piloto, que durou três dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário